20

abr
2018

4 PASSEIOS DE ECOTURISMO EM ILHABELA PARA VOCÊ CURTIR MAIS DE PERTO A NATUREZA

Posted By : Redação/ 989 0

Para quem acha que as atrações de Ilhabela se limitam às  praias e festas, é melhor dar uma segunda pesquisada, pois está se  esquecendo do simples fato de que o município é considerado a maior ilha marítima do País, o que significa que há muito para explorar por aquelas bandas. Revestida com as cores da Mata Atlântica, muitos passeios de ecoturismo em Ilhabela esperam por você neste cenário, dos níveis mais tranquilos aos mais exigentes.

Antes de se jogar em algum desses passeios de ecoturismo no Parque Estadual da Mata Atlântica, é essencial manter-se atento a alguns detalhes. O primeiro é o de sempre contar com guias ou empresas que promovam essas jornadas, a não ser que você seja um “profissional” nas trilhas e saiba exatamente o que está fazendo.

Além disso, para fazer esses passeios de ecoturismo em Ilhabela, procure se preparar fisicamente para uma aventura dessas: quando falamos em nível de dificuldade alta, por exemplo, falamos de uma trilha com cerca de quatro horas de duração, com incontáveis momentos de subida íngreme, até atingir algum dos picos da região. Achar que vai ser a mesma coisa que um passeio no parque é um erro crasso.

Também é importantíssimo munir-se de tudo aquilo que salvará sua vida durante o caminho, como água em abundância, kit de primeiros socorros, uma boa bota que não machuque o pé, repelente, protetor solar, enfim, as companhias que organizam as imersões na Mata já indicam o que é primordial, então, não vá  esquecer algum dos elementos em casa.

O mais importante: aproveite demais a experiência. O Parque Estadual de Ilhabela é realmente fantástico, com opções que vão desde a boa e velha caminhada, que leva a pontos exuberantes, como a Praia do Bonete, até a prática de esportes mais radicais, como o rapel.

Trilha do Pico do Baepi

Lembra quando falamos da trilha que tem que ser percorrida por quase quatro horas, com nível de dificuldade considerado alto? Era exatamente da trilha do Pico do Baepi que estávamos falando.

O Pico do Baepi tem 1.058 metros de altura e, como bem sabemos, precisamos chegar lá de algum jeito. A subida não é fácil, devemos admitir, mas acho que você já pode mensurar quão espetacular é a vista lá de cima, não? É possível avistar as outras montanhas, o canal de São Sebastião (que fica entre Ilhabela e a cidade), além da Serra do Mar. Esse é o tipo de percurso que exige acompanhamento e permissão, ok?

Trilha do Bonete e Cachoeira da Lage

Para quem dispõe de tempo para ficar em Ilhabela, a Praia do Bonete é um dos destinos necessários, daqueles que não podem ficar de fora do roteiro. Ela fica do outro lado da ilha, voltada ao oceano, sendo assim, nada como atravessá-la para chegar lá e, de preferência, ficar ao menos uma noite.

São 13 km de trilha esburacada, antes disso é possível chegar com um jipe até a Ponta de Sepituba. No meio do caminho, algumas cachoeiras para deixar o percurso ainda melhor. O nível de dificuldade é considerado médio, já que não estamos subindo nenhum pico.

Trilha do Pico de São Sebastião

Essa aqui vai para ecoturistas de plantão, verdadeiros highlanders da mata. São oito horas de caminhada até o Pico de São Sebastião, com seus 1.379 metros. É necessário levar itens para acampamento, assim como garantir a companhia de um guia experiente na ilha.

Trilha da Cachoeira dos Três Tombos

Calma, tem opções de ecoturismo em Ilhabela para todos. A trilha da Cachoeira dos Três tombos dura cerca de 40 minutos, com entrada bem próxima da Praia da Feiticeira. Apesar da curta caminhada, é possível chegar em três pontos bem interessantes, um tobogã natural, uma cachoeira bem grande e uma piscina, também natural, obviamente. Justamente aqui é possível praticar rapel.

Gostou dessas dicas de passeios de ecoturismo em Ilhabela? Não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com seus amigos aventureiros.

 

Leave your comment

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.