20

abr
2018

ONDE FICA ILHA BELA? UM GUIA COMPLETO PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM

Posted By : Redação/ 1000 0

O cenário em Ilhabela é surreal. A estrutura? Digna de uma cidade turística preparada para receber os viajantes. Estabelecimentos oferecendo ótimos serviços, centrinho charmoso e aconchegante, praias afastadas e pouco alteradas. Olha, é bem difícil começar a escrever qualquer coisa sobre a cidade de Ilhabela sem apelar para a “rasgação de seda”.

A maior ilha marítima do Brasil merece todos esses elogios, não há o que questionar. Não são poucos os brasileiros e estrangeiros que sabem muito bem do que estamos falando. A vocação turística é tanta que a cidade recebe até cruzeiros marítimos, como se não bastassem aqueles que chegam para velejar, pegar uma balada, desbravar as cachoeiras, conhecer as famosas Praia de Castelhano e do Bonete, enfim…

Como chegar

Para conhecer Ilhabela, é necessário aprender como chegar (não que exista um segredo aqui). O município fica na altura do centro de São Sebastião, digamos assim, exatamente o ponto em que pegamos a balsa para chegar até ela. Só precisamos sentir o cheiro do mar para encontrar o caminho.

Bom, podemos também dar uma olhada no mapa, para garantir. Para quem sai de São Paulo, o ideal é pegar a Mogi-Bertioga até chegar no litoral, tomando a direção do Rio de Janeiro na Rio-Santos. Do estado do RJ, basta descer do Litoral Sul, fácil assim. É possível também pegar um ônibus de São Paulo na rodovia do Tietê.

Estrutura

Se há um tópico com o qual você não precisa se preocupar em Ilhabela, é com a oferta de hospedagens, restaurantes, lojinhas de souvenires, agências de turismo, serviços para praticar esportes, tudo aquilo que um viajante costuma correr atrás.

Não quer dizer apenas que há restaurantes, hospedagens, mas que há muito de tudo isso, para todos os gostos e intenções.

As variações nas faixas de preços variam demais, com quartos de R$ 50,00 até R$ 1.000,00 (se procurar, vai achar ainda mais caro). O mesmo vale para os restaurantes: pode ser aquele boteco de esquina oferecendo um prato feito, assim como uma especiaria tailandesa muito bem elaborada, se você achar que está numa vibe oriental.

O que fazer

Esse é o nosso ponto fraco: falar da infinidade de atrações espetaculares em Ilhabela com pouco espaço para isso, mas faremos o possível. As praias que devem ficar no seu radar são a da Feiticeira, do Jabaquara, Praia Grande, do Julião, Portinho, a Ilha das Cabras, a do Curral, do Sino, assim como as de Castelhanos do Bonete, mais afastadas, quase intocadas.

Já deu para perceber que é essencial ter um bom tempo na cidade para dar conta de tudo, não? Estamos apenas no começo. Trilhas por dentro da Mata Atlântica para alcançar alguns picos, cachoeiras e praias são experiências lindas de se viver, aconselhamos demais bater pernas por dentro da ilha.

Simpático aos esportes? Vela, windsurf, kitesurf, surfe e mergulho são as atividades oficiais de Ilhabela. Mais do que recomendável aproveitar para fazer um curso profissional de mergulho em uma das escolas locais. Aliás, se tiver a oportunidade, visite a cidade enquanto acontece a Semana Internacional da Vela, o ambiente é muito legal (não esqueça de reservar o quarto com antecedência).

A Vila é um charme só, ideal para aquele final de tarde descompromissado, tomando um sorvete com aqueles sabores meio exóticos. Ali mesmo, estica-se o píer que recebe tantos turistas direto dos cruzeiros, de tudo que é canto do mundo. Bateu a fome? Só escolher onde comer, sem deixar de dar uma olhadela nos possíveis presentinhos para o resto da família.

A noite de Ilhabela depende um pouco mais da temporada, com ótimas festas nos meses mais quentes, boemia rolando solta nos barzinhos e hotéis promovendo festas de ano novo e carnaval com maestria.

Como dissemos, não é tarefa nada fácil esmiuçar os atrativos de Ilhabela de forma resumida. Para tirar todas as dúvidas, nada como realizar a pesquisa in loco e entender exatamente do que estamos falando. O problema vai ser querer voltar para a vida normal.

Leave your comment

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.